Diagnósticos em psiquiatria por vezes são aprisionadores e podem impedir que a pessoa se encontre como ser humano.
Vivemos numa época em que as novas formas de subjetivação surgem pela ausência de um lugar ético significativo que possibilite a constituição de si mesmo, ou pela solidão absoluta decorrente da ausência do rosto do outro. Read more
Todo mundo sente dor, seja ela física ou emocional. Neste podcast, a Psicóloga e Coach Daniela de Oliveira fala dos tipos de dor e dos milhões de pessoas que sofrem de dor crônica, que persiste mesmo após sua causa ter sido eliminada. Ouça, aproveite e comente!
Nepal. Paisagens bucólicas, montanhas desertas, vilarejos perdidos por entre as montanhas e muitos aventureiros com suas mochilas tentando descobrir novos caminhos, desafiar seus limites e sobreviver aos ares congelantes.
Na fenomenologia existencial podemos pensar na existência como uma itinerância, sempre estar a caminho, transformando-se a partir dos contextos. Assim, em uma parte de sua itinerância, no ano de 2013, como outros tantos turistas, Filipe Berti foi à procura de sua aventura. Suas trilhas de trekking o consagraram com duas experiências sérias de risco de vida e amigos para o resto dela.
Percepção, aparentemente este era o assunto da palestra do psicólogo Donald D. Hoffman. Porém, ao debruçar-me sobre seu conteúdo notei que existia algo além disso.
Voltei-me ao pensamento de uma discussão antiga: como percebemos o mundo? Seria a realidade esta que nós vemos? Quem somos nós diante do mundo, ou o mundo diante de nós?
Neste podcast, a Psicóloga e Coach Daniela de Oliveira fala sobre resiliência, comumente entendida como um traço pessoal mas que na verdade é uma habilidade que pode ser desenvolvida em cada pessoa. Daniela explora o tema, estabelece uma relação entre resiliência, otimismo, emoções, relacionamentos e dá dicas para o desenvolvimento da resiliência em cada um. Ouça, aproveite, comente!
A velhice precisa ser cada vez mais pensada, pois o mundo envelhece de forma acelerada, tendo em vista as melhores condições de saúde e saneamento, somadas aos avanços tecnológicos da medicina. Segundo a ONU (2005), o Brasil será o sexto país com maior número de idosos no mundo até 2025.
Ao acompanhar meus avós idosos no fim da vida, o prolongamento desta pela tecnologia da medicina me deixava angustiada. Alguns familiares me diziam que eles estavam deprimidos e insistiam na busca da “cura”, no prolongamento da vida a qualquer custo.
Alguns sintomas podem nos levar à procura de um médico. Assim como a febre, por exemplo, podem indicar uma disfunção no organismo, uma falha no equilíbrio de seu funcionamento.
É um sinal de alerta de que algo não vai bem. Na medicina se parte do princípio de que, enquanto não se extirpa o sintoma não se está curado; a febre tem que desaparecer para que esteja atestada a normalidade do organismo.
Atendimento online, por Skype, Facetime, mensagens, Youtube e e-mails. A vida hoje não escapa das multimídias.
É, minha gente, não teve jeito. O CFP (Conselho Federal de Psicologia), com todo seu tradicionalismo, não teve como negar a evolução social. Ainda que com muitas restrições, nossa categoria está “liberada” para o mundo digital.
A PDH – Psicologia e Desenvolvimento Humano inaugura sua série de podcasts, reforçando o objetivo de ajudar cada pessoa a identificar, interpretar e superar situações da vida que possam ter impacto em seu desenvolvimento e em sua felicidade.
Nosso conteúdo também busca gerar reflexão, levantar questões e alimentar o debate. Se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, fale conosco clicando aqui.
A escolha do formato podcast segue uma tendência mundial de consumo de conteúdo de alta qualidade em áudio, vídeo ou texto, na plataforma mais adequada e no momento mais conveniente para cada pessoa.
Nosso primeiro podcast fala de procrastinação, essa tendência às vezes incontrolável de adiar as ações e que pode trazer problemas graves quando se trata de realizar tarefas importantes no trabalho ou na vida pessoal.
A Psicóloga Daniela de Oliveira explica o que é a procrastinação, analisa suas causas, consequências, desvenda alguns mitos e dá dicas práticas para superar esse problema que pode se tornar um obstáculo à realização pessoal.
Alguém mais se espanta com as incoerências do nosso mundo?
A cada dia que passa ouço mais e mais discursos sobre qualidade de vida, saúde, alimentação saudável, equilíbrio e por ai vai.
Entretanto, neste mesmo mundo em que o discurso acima é pregado, a obesidade foi considerada epidemia mundial pela OMS considerado o maior problema de saúde pública não reconhecido em nossa sociedade, doenças graves de autoimagem como anorexia, bulimia e a vigorexia nunca foram tão evidentes.