Reflexões, dicas e ideias

Este é um espaço para troca de ideias e difusão de conhecimento. Leia, comente e faça sugestões de temas!

sucesso e felicidade

Onde encontrar a combinação entre sucesso e felicidade?

As pesquisas sobre sucesso e felicidade são confusas. Algumas nos mostram que a felicidade está diretamente relacionada ao ambiente de trabalho, afinal é onde passamos a maior parte de nosso dia. Outras dizem que a felicidade e o ambiente de trabalho não estão tão relacionados assim.

André Spicer e Carls Cederstrom, em recente pesquisa, afirmam que alguns dos ditos benefícios da felicidade no trabalho são apenas mitos.

A felicidade é volátil. Entretanto quando associada a fatores externos, como se seu chefe tem uma cultura agressiva de trabalho ou não, se as pessoas a sua volta estão de bom ou mau humor, se o resultado de seu trabalho tem reconhecimento social ou não, a volatilidade da felicidade torna-se ainda mais preponderante.

As condições externas estão em constante mudança em nossas vidas. Colegas de trabalho são mandados embora, aquela promoção recebida não era tão boa quanto você esperava, etc…

Portanto, ao associar a felicidade a fatores externos, como produtividade, damos o famoso “tiro no pé”. Além do mais, a felicidade é muito mais complexa do que qualquer fator que possamos associar a ela.

A ciência, mesmo em sua busca incessante e ilusória por medidas e predições, esboçou noções simplificadas do que é felicidade. Também vista como um sentimento que surge por meio de ações, a felicidade é intangível, dificultando mais ainda a vida daqueles que tentam medi-la ou associá-la a coisas concretas, como resultados no trabalho.

Entretanto, se formos pensar um pouquinho além no assunto, chegaremos à conclusão de que Contardo Calligaris tem mais do que razão quando diz que a palavra felicidade é uma ilusão mercadológica e o que podemos estudar são as condições para o bem-estar.

Afinal, a vida é cheia de altos e baixos. Citando o mesmo autor, é melhor ter uma vida interessante. Esta inclui prazeres e dores, a possibilidade de se viver plenamente as situações que a vida nos traz, sejam elas boas ou ruins e sabendo que tudo é passageiro, sem tentar tamponar sentimentos e situações ruins, pois são esses momentos de dor e angústia que nos trazem aprendizado e nos fazem valorizar os momentos de felicidade.

Amplificada a questão, podemos dizer que a sensação de competência no trabalho é uma das fontes de bem-estar que temos em nossas vidas, mas não é a única.

Na tentativa de viver plenamente seu ambiente de trabalho, algumas atitudes podem ser tomadas, como ser gentil com outras pessoas, focar totalmente sua atenção no trabalho sempre que possível e tentar se orgulhar de sua atividade.

Sempre tento lembrar a importância de também voltar sua atenção para a vida fora do trabalho, porque ela existe e depende da sua disponibilidade para fazê-la interessante. Afinal, do que vale uma vida longa se não é para ser vivida verdadeiramente?

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Êxtase

Estar em êxtase é se encontrar transportado para fora de si e do mundo sensível. Este estado pode ser gerado por uma exaltação …

neuroplasticidade

Neuroplasticidade

A ideia de colocar nossa intenção em algo e fazer afirmações diárias convergem para a noção de que se temos certeza …

epigenetica

Epigenética

Herdamos traços de nossas famílias de diferentes formas, não apenas na codificação genética. Uma afinidade por música …