Reflexões, dicas e ideias

Este é um espaço para troca de ideias e difusão de conhecimento. Leia, comente e faça sugestões de temas!

busca pela felicidade

O amor e a busca pela felicidade

O amor e as questões enfrentadas nos relacionamentos amorosos sempre nos despertaram grande interesse.

Somos curiosos e sabemos que na maioria das vezes, relacionamentos não são fáceis.

O que será que acontece quando nos apaixonamos? Que forte dor é essa que enfrentamos numa separação?

São experiências que atravessamos mas que temos dificuldade em compreender.

Claro que esses temas repercutem de forma diferente na vida de cada um, mas vamos pensar um pouco sobre o que temos em comum.

busca pela felicidade
Muitas vezes o amor é considerado por nós como um dos principais caminhos na busca pela felicidade.

 

O amor é uma experiência na qual podemos ter uma transbordante sensação de prazer. 

Mas Freud diz que a busca pela felicidade por meio do amor é fracassada, pois é justamente quando amamos que estamos mais indefesos contra o sofrimento.

Nos sentimos desesperadamente infelizes quando perdemos nossa pessoa amada ou o amor que ela vinha nos dedicando.

A paixão, para Freud, se encontra entre as doenças narcísicas. É quando buscamos alcançar nossa completude através de um “outro” idealizado.

As relações amorosas têm como modelo as experiências vivenciadas na infância, e por isso não revivemos só os amores e os cuidados, mas também o sofrimento e o sentimento de desamparo.

Ainda segundo Freud:

A busca pelo amor é uma tentativa de retornar à sensação ilusória de onipotência e completude vivenciada em nossa relação materna, ou com algum outro primeiro cuidador.

 

Temos que descobrir por nós mesmos qual o caminho a ser seguido na busca pela felicidade.

Isso é uma questão de quanta satisfação real devemos esperar do mundo externo, de até onde podemos ser levados a fim de nos tornarmos independente dele e, por fim, da quantidade de força que temos disponível para alterar o mundo e adaptá-lo a nossos desejos.

3 Comments

  • Vanessa Vidiri

    Sim, concordo com esse artigo menos na parte que a busca pela felicidade pelo amor é fracassada. Isso é muito relativo. O que seria das pessoas sem o amor? Solidão total! Muitas pessoas na nossa sociedade acham o seu par e vivem bem, e tem ainda filhos dessa união. O amor motiva as pessoas, isso em todas as idades.
    E o mais importante é a conclusão: ao mesmo tempo que desejamos e temos que lidar com o amor, devemos saber ser forte e independente dele. Ter uma boa auto-estima, não viver focada só nisso. Pois quando o perdemos temos que lidar com nossas fraquezas e inseguranças.

  • Marcos junior

    Tenho uma namorada a três anos,no ano passado descobri que ela estava me traindo a 8 meses sei que tive culpa pois não dava a menor atenção a ela mandava ela arrumar outro cara pois já era comprometido,bom logo após descobrir fiquei decepcionado pois tinha terminado várias vezes com ela e ela chorava e dizia que me amava e eu voltava,o que não entendi e que uma pessoa que tinha outro nunca aceitou se separar e dizia que me amava e não via sem mim.bom depois disso descobri que tinha um sentimento forte por ela e voltamos e eu passei a dar a atenção devida levar pra hotéis bons passear almoçar ou seja comecei a tratar como Rainha.um belo dia descobri que ela tinha passado a noite com esse mesmo cara e elas disse que não sabia o que tinha acontecido me pediu perdão e eu perdoe e aparentemente está me respeitando.So que perdi a confiança nela méis planos de tê-la como uma esposa ou algo assim terminaram depois disso desmanchei com ela mais ela chorou tanto e disse que me amava e que eu era o amor da vida dela, estou escrevendo porque não sei o que faço pois não posso continuar com alguém que não confio pois quem trai 8 meses sabe o que está fazendo mais sou apaixonado por ela e a vejo todos os dias e tenho medo de sofrer mais do que eu sofro por favor me ajudem

    • MELO

      Marcos, sei bem o que vc sente e tbm já passei por isso. Mas meu caro, posso te garantir que ninguém muda, infidelidade tem haver com caráter. Ninguém pode dizer que ama alguém e sair magoando desta maneira. As pessoas podem até mudar, mas só se Jesus entrar na vida desta pessoa.
      Creio que existem muitas garotas que jamais te trairia.

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Êxtase

    Estar em êxtase é se encontrar transportado para fora de si e do mundo sensível. Este estado pode ser gerado por uma exaltação …

    neuroplasticidade

    Neuroplasticidade

    A ideia de colocar nossa intenção em algo e fazer afirmações diárias convergem para a noção de que se temos certeza …

    epigenetica

    Epigenética

    Herdamos traços de nossas famílias de diferentes formas, não apenas na codificação genética. Uma afinidade por música …