O segundo cérebro
Quando nos deparamos com situações novas em nossas vidas, muitas vezes podemos sentir “borboletas no estômago”, ou quando temos que tomar uma decisão podemos “seguir nosso instinto”.
Essas expressões de linguagem nos servem para expressar situações vivenciadas em nossas vísceras, mas o que poucos sabem é que essas figuras de linguagem traduzem sinais que recebemos de nosso “segundo cérebro”.
Pesquisas recentes têm revolucionado nosso entendimento do funcionamento de nosso corpo e emoções.
Esse segund0 cérebro, que na verdade é o sistema nervoso entérico, é responsável pela ligação existente entre humor, digestão, saúde e a maneira como pensamos.
Trata-se de duas finas camadas com mais de 100 milhões de neurônios que interconecta nosso sistema digestório do esôfago ao reto.
De acordo com Jay Pasricha, Diretor do Centro de Neurogastroenterologia do Instituto Johns Hopkins, o sistema nervoso entérico pode desencadear grandes mudanças emocionais.
Por exemplo, quadros de síndrome do intestino irritável, constipação, retenção de líquidos, entre outros podem mandar mensagens para o sistema nervoso central e desencadear mudanças de humor.
O entendimento desta ligação entre os sistemas nos ajuda a entender como as terapias podem se ajudar, tratamentos gastroenterológicos podem colaborar nos tratamentos psicoterápicos e vice-versa.
O pesquisador acredita que a atividade do sistema digestório pode afetar pensamentos e memórias.
Isso nos faz pensar na importância da integração dos sistemas corporais e em como a terapia pode contribuir para encontrar esta integração através do movimento e da consciência das diferentes camadas que possuímos.
Write a Comment