Corpo, movimento e emoções
A interconexão entre corpo, movimento e emoções por muito tempo ficou renegada diante das repartições pedagógicas.
É normal nos esquecermos de que essas separações são apenas didáticas.
Para nossa sorte, as pesquisas dos últimos anos têm demonstrado que nossos pensamentos, sentimentos e movimentos desempenham papéis fundamentais na manutenção de nossa saúde física e mental.
Alguns exemplos dessa interconexão foram citados em um artigo publicado no site Collective Evolution: (http://www.collective-evolution.com/2016/08/29/the-effects-of-negative-positive-positive-emotions-on-our-health/).
Segue uma introdução dos estudos mostrados:
- HeartMath Institute
O instituto Tem diversas pesquisas demonstrando como as emoções afetam nossa saúde. Podemos aumentar nosso sistema imune tentando manter nosso bom humor. O coração tem uma rede de neurônios com memórias de curto e longo prazo e os sinais emitidos por esses neurônios são enviados ao cérebro alterando nossas experiências emocionais.
- Epigenética
As pesquisas na área da epigenética, o estudo das mudanças dos organismos causadas por modificações na expressão dos genes, têm demonstrado como não apenas genes e DNA controlam nossa biologia, mas existe uma interação entre o DNA e sinais exteriores as células, como nossas emoções.
- Efeito Placebo
Os efeitos da crença podem ser demonstrados de diferentes maneiras. A habilidade do cérebro em mudar a própria forma e a maneira como se comunica com o corpo baseado naquilo que a pessoa acredita e em sua percepção do ambiente é um exemplo. Existem muitas publicações demonstrando o efeito placebo, mas ainda mais são necessárias.
- Gráficos de Emoções
Muitos livros e trabalhos foram publicados sobre a conexão entre corpo, sentimento e movimento. Entretanto, essa é uma ciência antiga ao olharmos para as ciências orientais. Quanto a emoções específicas e sua ligação direta com determinadas partes do corpo, ainda não temos conhecimento suficiente para dizermos destas conexões específicas. Existem gráficos de algumas teorias específicas sobre emoções negativas afetando diretamente diferentes partes do corpo.
Seguem alguns exemplos:
Fonte: http://www.cforcestudio.com/resources/emotional-pain-chart
Fonte: The Renegade Pharmacist (The Renegade Pharmacists Relaxation Meditation)
Write a Comment