Consciência: dentro ou fora de nós?
Há anos estamos nos perguntando o que é a consciência, e talvez esse seja um dos maiores mistérios sobre o que é ser humano.
Filósofos, biólogos, psicólogos, antropólogos, as ciências em geral tentam delinear o que é e como se dá o processo da consciência.
Diferentes disciplinas nos oferecem conceitos diferentes.
Algumas dizem que é meta-cognição ou nossa habilidade de reconhecer nossos próprios processos de pensamento, outras dizem que é a nossa capacidade de reconhecer nossa própria mortalidade, outras ainda falam sobre nossa capacidade de imaginar cenários futuros e fazer planos.
Pesquisadores da Universidade de Medicina de Harvard, juntamente com o Centro Médico Beth Israel Deaconess, descobriram a rede neural da qual ela deriva.
Há algum tempo sabemos que o tronco cerebral, uma das partes mais primitivas do cérebro, é responsável por regular nossas respostas de sobrevivência básicas como respiração, batimento cardíaco e ciclo circadiano.
Alguns acreditavam que a consciência se encontrava no córtex cerebral.
Agora, pela primeira vez, cientistas encontraram uma conexão entre as duas regiões.
Observaram em pacientes inconscientes que uma pequena área do tronco cerebral estava danificada.
Os responsáveis pela pesquisa dizem que essa pode ser a rede neural da qual deriva a consciência.
Essa descoberta seria de extrema importância para o tratamento de pacientes em coma, pois, se comprovada, refazer essa conexão poderia acordar os pacientes que se encontram em estado vegetativo.
O filósofo Alva Noe diz que um dos nossos maiores erros em relação à consciência é que a procuramos no lugar errado: dentro de nós.
Seria como tentar encontrar o valor da dança na musculatura do dançarino, o valor do dinheiro analisando a composição química do material da nota.
Segundo Noe, deveríamos procurá-la em um ato, uma ação no mundo, aquilo que colocamos no nosso envolvimento com o mundo.
Ele diz que deveríamos repensar a ideia de que somos nosso cérebro, de que a consciência é algo que está dentro de nós que pensa e sente.
Alva Noe diz que apenas assim conseguiremos entender o que é a consciência e como ela surge.
Write a Comment