Assim como a resiliência, emprestada de um conceito da física sobre propriedades de objetos, a tensegridade é um conceito emprestado da mecânica.
Tensegridade é a propriedade de objetos que usam tração e compressão de forma combinada para proporcionar estabilidade e resistência, como uma ponte estaiada, por exemplo.
Superar limites não significa necessariamente ultrapassá-los. É preciso criar condições para, em vez de ultrapassar, expandir os limites, preenchendo espaços, fortalecendo estruturas e criando condições para ir mais longe.
Esse conceito se aplica na vida assim como no esporte. Toda expansão exige preparação para que não haja danos (físicos no esporte ou psicológicos na vida). De fato, a correria do dia a dia leva muitas pessoas a ir além de seus limites sem que tenham condições para isso, seja no trabalho, nas obrigações com a família ou consigo mesmas.
Barreiras são ultrapassadas mas é uma questão de tempo para que “lesões” como ansiedade e depressão apareçam. A psicoterapia pode ser um caminho de fortalecimento da mente para ajudar as pessoas a expandir seus limites sem se machucar psicologicamente.
Ultimamente tenho acompanhado alguns casos de divórcio e sabemos como esta situação fica ainda mais difícil quando se tem filhos.
Todos da família serão afetados e aparecem muitas dúvidas a respeito de como proceder com os filhos: “O que falar?”, “Como falar?”, “Eles necessariamente terão problemas psicológicos porque nos separamos?”, “Como cuidar para que passem por este momento da melhor forma possível?”, enfim, “Como colocar em prática uma separação de forma cuidada?”.
Momentos de flow criativo são raros. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses momentos não são privilégios de seres humanos fantásticos e podem ser vivenciados por quaisquer reles mortais, como eu e você.
A criatividade é um caminho tortuoso, que depende de coisas como experiência, conhecimento, talento e a capacidade para tolerar frustrações, principalmente naqueles momentos de “bloqueios criativos”.
Como adquirimos a capacidade de fazer nossas próprias escolhas e nos tornar únicos?
Isso em grande parte depende se na nossa infância nossas opiniões foram importantes.
A infância é uma fase onde são os outros que dizem pra nós quem somos. É com nossos pais, ou com quem exerceu esta função, que aprendemos que língua vamos falar, o que podemos comer, qual a roupa que vamos usar, e o que é certo e o que é errado.