A constelação familiar é um método de ajuda criado por Bert Hellinger.
Ele foi inicialmente concebido para ser aplicado em grupo, no qual o cliente levava um tema a ser trabalhado em workshops que costumavam durar um ou alguns poucos dias.
Com o tempo, o método foi se ampliando e começou a ser aplicado individualmente com bonecos, porém as sessões continuavam a ser apenas uma.
Ao longo dos meus anos de experiência percebi que muitos se identificavam com a metodologia e com os conceitos de Hellinger.
Essas pessoas sentiam vontade de se aprofundar mas não estavam dispostas a fazer um curso de formação, que até então era a maneira proposta para os interessados em conhecer melhor a constelação familiar.
A partir disto, criamos a proposta de uma terapia breve focada nos conceitos da Constelação Familiar.
Uma terapia com início, meio e fim, na qual serão trabalhadas tanto questões afetivas quanto profissionais, sempre com base na teoria de Hellinger.
A quantidade de sessões é determinada na primeira sessão, assim também como a periodicidade.
Dessa maneira, o formato sempre será individualizado, a partir das questões trazidas na primeira sessão.
Podem também ser incluídas sessões de constelação em grupo e grupos didáticos, nos quais serão apresentados o embasamento teórico de Hellinger.
O intuito é aprofundar os temas trabalhados individualmente. As sessões individuais podem ser presenciais ou online, via Skype ou WhatsApp vídeo, por exemplo.