Reflexões, dicas e ideias

Este é um espaço para troca de ideias e difusão de conhecimento. Leia, comente e faça sugestões de temas!

gestão

Gestão de Energia em Equipes

Em artigos anteriores escrevi sobre a felicidade dos colaboradores nas organizações, e como isso poderia contribuir para a produtividade e rendimento dos mesmos, resultando em maior lucratividade.

Entretanto, sinto necessidade de delinear um pouco mais este tema. Acredito que felicidade seja um termo um tanto vago e talvez tenha me precipitado um pouco em seu uso.

Talvez o termo que realmente procuramos seja o já utilizado por Loehr e Schwartz (2003): gerenciamento de energia.

Segundo os autores temos quatro áreas principais na vida que são fontes de nossa energia diária: física (nutrição, horas de sono, prática de atividades, etc.), emocional ou social (diz respeito aos relacionamentos familiares, amizades, no trabalho, etc.), mental (pensamentos, estados de humor) e espiritual (aqui não entendido no aspecto religioso, mas como legado, qual o sentido de nossas atividades).

Gerenciando nossas energias nestas áreas chegaríamos à alta performance constante, para isso devemos treinar nossas capacidades nas quatro áreas diariamente. Nossas habilidades emocionais, mentais e espirituais são desenvolvidas da mesma maneira que nossas habilidades físicas: muito treinamento. Nós expandimos nossas capacidades quando superamos nossos limites, ou chegamos perto deles. Entretanto, devemos sempre nos lembrar que o descanso é parte essencial de qualquer treinamento.

Recordando-me de minha vida como atleta profissional, a principal parte de todo treinamento é a gestão da atenção. Nossa energia estará concentrada na direção de nosso foco de atenção, na intencionalidade. Recentemente Daniel Goleman lançou um livro este ano sobre o assunto “Foco – A atenção e seu Papel Fundamental para o Sucesso” em que fala sobre como nossa evolução para as multitarefas tem nos prejudicado, mais do que ajudado, pois acabamos não nos aprofundando e ficamos mais sujeitos à fadiga mental.

Algumas perguntas quero fazer a vocês, caros leitores. Pensem em vocês enquanto líderes e em seus colaboradores. Como você cria sua energia e a energia de sua equipe? Essa energia é sustentável, renovável? Quando sua energia e a energia de sua equipe acabam, o que pode ser um gerador de energia?

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Constelação Familiar

Constelação Familiar e Antropologia

  Existe uma moralidade universal? Quando digo moral, me refiro ao que a etologia, a psicologia e a antropologia sugerem, …

Constelação Familiar Individual

A teoria da Constelação Familiar individual é a mesma da Constelação Familiar em grupo. O que muda são as técnicas …

A importancia do toque

A importância do toque

Em artigo recente para o New York Times, David Brooks escreve sobre a importância do toque.   Entendemos que contato …