Reflexões, dicas e ideias

Este é um espaço para troca de ideias e difusão de conhecimento. Leia, comente e faça sugestões de temas!

corpo e emoções

Corpo, movimento e emoções

A interconexão entre corpo, movimento e emoções por muito tempo ficou renegada diante das repartições pedagógicas.

É normal nos esquecermos de que essas separações são apenas didáticas.

Para nossa sorte, as pesquisas dos últimos anos têm demonstrado que nossos pensamentos, sentimentos e movimentos desempenham papéis fundamentais na manutenção de nossa saúde física e mental.

Alguns exemplos dessa interconexão foram citados em um artigo publicado no site Collective Evolution: (http://www.collective-evolution.com/2016/08/29/the-effects-of-negative-positive-positive-emotions-on-our-health/).

Segue uma introdução dos estudos mostrados:

  • HeartMath Institute

O instituto Tem diversas pesquisas demonstrando como as emoções afetam nossa saúde. Podemos aumentar nosso sistema imune tentando manter nosso bom humor. O coração tem uma rede de neurônios com memórias de curto e longo prazo e os sinais emitidos por esses neurônios são enviados ao cérebro alterando nossas experiências emocionais.

  • Epigenética

As pesquisas na área da epigenética, o estudo das mudanças dos organismos causadas por modificações na expressão dos genes, têm demonstrado como não apenas genes e DNA controlam nossa biologia, mas existe uma interação entre o DNA e sinais exteriores as células, como nossas emoções.

  • Efeito Placebo

Os efeitos da crença podem ser demonstrados de diferentes maneiras. A habilidade do cérebro em mudar a própria forma e a maneira como se comunica com o corpo baseado naquilo que a pessoa acredita e em sua percepção do ambiente é um exemplo. Existem muitas publicações demonstrando o efeito placebo, mas ainda mais são necessárias.

  • Gráficos de Emoções

Muitos livros e trabalhos foram publicados sobre a conexão entre corpo, sentimento e movimento. Entretanto, essa é uma ciência antiga ao olharmos para as ciências orientais. Quanto a emoções específicas e sua ligação direta com determinadas partes do corpo, ainda não temos conhecimento suficiente para dizermos destas conexões específicas. Existem gráficos de algumas teorias específicas sobre emoções negativas afetando diretamente diferentes partes do corpo.

 Seguem alguns exemplos:

corpo, movimento

Fonte: http://www.cforcestudio.com/resources/emotional-pain-chart

 

corpo, movimento

Fonte: The Renegade Pharmacist (The Renegade Pharmacists Relaxation Meditation)

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Êxtase

Estar em êxtase é se encontrar transportado para fora de si e do mundo sensível. Este estado pode ser gerado por uma exaltação …

neuroplasticidade

Neuroplasticidade

A ideia de colocar nossa intenção em algo e fazer afirmações diárias convergem para a noção de que se temos certeza …

epigenetica

Epigenética

Herdamos traços de nossas famílias de diferentes formas, não apenas na codificação genética. Uma afinidade por música …