Reflexões, dicas e ideias

Este é um espaço para troca de ideias e difusão de conhecimento. Leia, comente e faça sugestões de temas!

Crise

A Crise do Brasil, por Daniela de Oliveira e Marina Mauaccad

Crescemos com a ideia de que éramos o país do futuro. Esperando o futuro que nunca chega, lembramo-nos de, ainda crianças, passar pela mudança do Cruzeiro para o Real, ver nossa família e milhares de cidadãos mutilados pelo Plano Collor e pela inflação que nunca parava de subir.

Hanna Arendt dizia que o que define o futuro é o fato de ele ser um oceano de incertezas. Pois bem, na aceleração de anos que se emendam, vivendo uma imagem estereotipada de samba e futebol, hoje vivemos uma crise e colhemos frutos de uma tradição histórica e econômica peculiar.

Diante do espelho não reconhecemos em realidade o sonho projetado de tantas potencialidades. A reflexão imaginária construída como resultado de apagamentos e distorções parece se desmanchar diante de escândalos que revelam a destituição de sentidos e nosso padecimento diante do caos.

Segundo Eliane Brum, no artigo “Por quem Rosna o Brasil”, vivemos um esgarçamento das relações, uma expressão sem pudor de tantos ódios e em especial o atalho preferido tanto dos fracos quanto dos oportunistas: o autoritarismo.

Assim como uma pessoa, uma sociedade também entra em crise. Por um lado, tentamos controlar o mundo, os fatos, as pessoas, a natureza, por outro nos encontramos totalmente avessos à realidade.

Tanto uma atitude quanto a outra nos afasta daquilo que é próprio, da responsabilidade e apropriação de sentidos, da sensatez e de valores intrínsecos ao ser humano como a empatia e o respeito pela humanidade de outros seres humanos.

O governo Lula, principalmente no segundo mandato, teve como ideia sedutora a possibilidade de incluir no mundo do consumo milhões de brasileiros e reduzir a miséria de outros milhões sem mexer no privilégio dos mais ricos.

Enquanto o Brasil cresceu, este encantamento funcionou. Entretanto, em um país com egos exacerbados e uma sociedade infantilizada, que ainda pensa que a competição e o ganhar à custa de outro ser humano é o melhor caminho de crescimento, é óbvio que este desempenho funcionaria por tempo limitado.

Quem quiser de verdade reduzir a violência e a corrupção que atravessamos terá que pensar sobre o quanto está disposto a perder para estar com o outro.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Êxtase

Estar em êxtase é se encontrar transportado para fora de si e do mundo sensível. Este estado pode ser gerado por uma exaltação …

neuroplasticidade

Neuroplasticidade

A ideia de colocar nossa intenção em algo e fazer afirmações diárias convergem para a noção de que se temos certeza …

epigenetica

Epigenética

Herdamos traços de nossas famílias de diferentes formas, não apenas na codificação genética. Uma afinidade por música …