Reflexões, dicas e ideias

Este é um espaço para troca de ideias e difusão de conhecimento. Leia, comente e faça sugestões de temas!

liderança equilibrada

Liderança equilibrada

Ainda não sei dizer se existem destinos traçados ou a vida é uma grande obra do acaso. Independente de qual seja, ou se são as duas coisas ao mesmo tempo, o tema “sentido” e “gerenciamento de energia”, novamente aparece, em outro formato, no livro How Remarkable Women Lead, escrito por Joanna Barsh e Susie Cranston.

Centered Leadership

Baseado em um projeto de pesquisa iniciado por um “chamado”, uma “curiosidade”, “dúvida”, ou qualquer outro nome que se queria dar, Joanna estudou as mulheres líderes e, percebendo o que todas tinham em comum, estruturou um modelo de liderança chamado Centered Leadership, uma espécie de liderança equilibrada, com alguns elementos que todos nós conhecemos, mas poucos colocam em prática.

Esse sistema de liderança possui cinco elementos que se inter-relacionam entre si. São eles:

  • Significado/Sentido: segundo a pesquisadora, a sensação de que suas ações têm um sentido maior que elas mesmas é o que inspira os grandes líderes, guia suas carreiras, dá suporte ao otimismo e possibilita a liderança criativa e significativa.
  • Enquadramento: para manterem-se em seus caminhos enquanto líderes funcionais devem ter clareza das situações, para que possam seguir em frente, se adaptar a mudanças, na vida e no mercado, e implementar soluções.
  • Conexão: ninguém consegue nada sozinho. O mundo é conectado, acredite ou não, a vida só se dá em relação. Mulheres líderes têm conexões significativas para desenvolver apoios e parcerias, para colaborar com colegas e patrocinadores com afeto e humanidade.
  • Engajamento: líderes bem sucedidas se apropriam de oportunidades e riscos. Elas usam sua voz e também são capazes de olhar e enfrentar seus próprios medos.
  • Energia: para se ter sucesso por um longo tempo e conciliar família e responsabilidades sociais, mulheres líderes aprendem a manejar suas reservas de energia e entrar em flow.

Essas cinco dimensões são dinâmicas. Devemos lembrar que a vida acontece em movimento, e sempre que tentamos encaixar e aprisionar as coisas em uma única maneira de proceder, o fluxo pulsante da vida se estagna.

Portanto, fazer fluir as tensões e compressões do dia-a-dia, mantendo os cinco elementos em sua prática cotidiana, lembrando que toda prática é aprendida e mantida com treinamento diário.

Abaixo um gráfico com as características dos elementos, para que seja mais fácil a recordação:

liderança equilibrada

Assim, espera-se que, mantendo o fluxo, aumente a possibilidade de um maior impacto de liderança, renovação e apropriação, de querer estar aonde se está, mesmo com dificuldades que hão de surgir no meio do caminho.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Constelação Familiar

Constelação Familiar e Antropologia

  Existe uma moralidade universal? Quando digo moral, me refiro ao que a etologia, a psicologia e a antropologia sugerem, …

Constelação Familiar Individual

A teoria da Constelação Familiar individual é a mesma da Constelação Familiar em grupo. O que muda são as técnicas …

A importancia do toque

A importância do toque

Em artigo recente para o New York Times, David Brooks escreve sobre a importância do toque.   Entendemos que contato …